Ir para o conteúdo
  • Home
  • Destaque
  • Pages
  • Caps de Vilhena realiza ação em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Caps de Vilhena realiza ação em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Atividade contou com programação diversificada voltada ao bem-estar e à valorização da saúde mental

A Prefeitura de Vilhena, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), realizou na manhã desta sexta-feira, 16, uma ação especial no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) em referência ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial.

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela defesa dos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro dessa luta está o combate à ideia de que é necessário isolar esses indivíduos em nome de supostos tratamentos, concepção baseada em preconceitos históricos que cercam a doença mental. O movimento lembra que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, à convivência em sociedade e a receber cuidado e tratamento sem abrir mão de seu lugar como cidadãos.

A atividade contou com uma agenda diversificada voltada ao bem-estar e à valorização da saúde mental, com a participação de pacientes, servidores e estudantes residentes. A programação incluiu sessões de ioga, aula de zumba, café da manhã coletivo, apresentação cultural da cantora Gabi Shima e uma exposição de artesanato produzido pelas próprias pessoas atendidas na unidade.

Em Vilhena, o Caps funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com atendimentos de livre demanda para acolhimento, realizados por ordem de chegada, com a oferta de cinco vagas por dia. Não é necessário apresentar prontuário no primeiro atendimento.

Durante o acolhimento, um profissional da saúde realiza uma escuta qualificada para entender se o paciente se enquadra no perfil atendido pela unidade. Conforme a portaria do Ministério da Saúde, o Caps é destinado ao cuidado de pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.

Caso o paciente se enquadre nos critérios, ele poderá ser inserido no processo terapêutico, que inclui atendimentos em grupo, individuais e/ou acompanhamento médico. Atualmente, o Caps conta com cinco grupos terapêuticos ativos.

Às quintas-feiras, a equipe do Caps também realiza visitas domiciliares, fortalecendo o vínculo e o cuidado contínuo com os usuários que necessitam de acompanhamento mais próximo.

Veja também

Imprensa Oficial do Município de Vilhena

Centro Administrativo Senador Doutor Teotônio Vilela,
Av. Rony de Castro Pereira, 4177 - Jardim América, Vilhena - RO,
CEP: 78995-000

localização

©2025